segunda-feira, 28 de junho de 2010

Meu amigo Animal Urso-Panda

Espécies

Panda, nome comum que se aplica a duas espécies: o Panda-Pequeno, também chamado de Panda-Vermelho, e o Urso-Panda-Gigante.

Panda-Pequeno

É de tamanho semelhante a de um gato grande. Tem a pelagem castanho-avermelhada ornamentada de preto e branco, com a parte frontal das orelhas, as faces e o focinho brancos. A cauda é longa e peluda, e exibe um desenho de listras vermelhas e amarelas. Habita os bosques de bambu do oeste da China e do Himalaia.

Urso-Panda-Gigante

Descoberto a pouco tempo, em 1869, nas florestas de bambu do Tibet e da China ocidental. É um animal grande, muito parecido com um urso, tem até 1,80 m de altura e pesa de 75 a 160 kg.

Filhote de panda

Filhote  de panda.

Alimenta-se de brotos de bambu. Tem uma pelagem longa, branca, densa e de aspecto lanoso; as patas, os ombros, as orelhas e a área dos olhos são negras. Habita os bosques frios de bambu do centro da China.

Uma modificação curiosa do urso-panda-gigante, Ailuropoda melanoleuca, é o alongamento de um dos ossos da pata dianteira, o sesamóideo radial, que forma uma espécie de polegar, com o qual o animal é capaz de agarrar e manipular com precisão os brotos de bambu que constituem sua principal dieta.

É uma espécie considerada ameaçada. Existem pouquíssimos exemplares vivos na natureza e os esforços realizados até agora para que ele se reproduza em cativeiro não têm tido muito êxito.

Veterinários da Base de Pesquisa sobre Panda Gigante de Chengdu, na China, alimentam bebês panda com aproximadamente 40 dias de vida. A China tenta assegurar que seu animal símbolo não seja simplesmente um residente de zoológicos, e demarcou um terreno de quase 14 mil km² para esses animais viverem livres.

Urso-panda-gigante

Urso-panda-gigante

Panda-Pequeno e Urso-Panda-Gigante

Urso-panda. Embora sejam geralmente incluídos na família dos raccoons, alguns zoólogos acreditam que as duas espécies de panda não são aparentadas e que o panda-gigante pertence de fato à família dos ursos.

Classificação científica dos Pandas

O Panda-Vermelho recebe o nome científico de Ailurus fulgens.

O Urso-Panda-Gigante é Ailuropoda melanoleuca.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Turminha da Graça é referência para Escola de Instrução Especializada do Exército



A Turminha da Graça recebeu, no dia 24 de junho, quinta-feira, cerca de 20 militares do Exército e Fuzileiros Navais da Marinha em seus estúdios, na zona oeste do Rio de Janeiro. O objetivo do grupo, formado por alunos do curso de Meios Auxiliares de Instrução, ministrado pela Escola de Instrução Especializada, era conhecer o trabalho de desenvolvimento e criação da Revista Turminha da Graça como forma de aprimorar, através da prática, conhecimentos adquiridos em sala de aula.


“Muitas vezes, em ambientes como um acampamento, onde não é possível o uso de computadores ou projetores, precisamos usar meios auxiliares de instrução – como o desenho, a fotografia e a sonorização – para formar nossos profissionais”, explica o subtenente Araújo, instrutor do curso. “Assisti a uma entrevista com a equipe da Turminha da Graça na TV e vi que poderíamos aprender muito com eles”, completa.


“É muito bom quando temos a oportunidade de mostrar para uma instituição pública o trabalho que fazemos pra Deus”, declara a coordenadora e orientadora pedagógica da Turminha, Cláudia Motta. “Isso mostra que nós, evangélicos, podemos desenvolver bons projetos, com profissionalismo e qualidade”.

Fotos: Stock Gospel / Jorge Cecílo

Novo video da turminha postado no Youtube

terça-feira, 22 de junho de 2010

Conheça as principais doenças do inverno e como se prevenir




Saúde
Conheça as principais doenças do inverno e como se prevenir

O inverno começou e, com ele, a época do ano onde as doenças respiratórias mais se proliferam. O frio somado à baixa umidade do ar e a uma maior concentração dos poluentes são um prato cheio para esse tipo de enfermidade e quem mais sofre são crianças e idosos.

Confira um guia para você conhecer melhor as doenças mais comuns nessa época do ano e saber como se prevenir.


As doenças

Asma
É uma inflamação do pulmão e das vias aéreas, de fundo alérgico, caracterizada por chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. É conhecida por ser uma doença comum em crianças, mas pode surgir em adultos a partir de infecções por vírus e bactérias. Não existe como prevenir o surgimento da asma, mas ela pode ser controlada desde que o tratamento seja seguido e que o paciente e sua família se conscientizem do problema.

Amidalite
É uma inflamação das amídalas, que servem como filtros no fundo de nossa garganta, evitando a passagem de infecções da boca e dos seios da face para o resto do corpo. Pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre, mau hálito e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço.

Bronquite
É uma inflamação dos brônquios, que impede a chegada do ar aos pulmões. A forma aguda é causada por vírus e bactérias. A crônica é recorrente e não necessariamente fruto de infecção. Seus principais sintomas são: tosse seca com chiado seguida por tosse com eliminação de catarro, dor no peito, fadiga, mal estar e febre. Pode estar ligada a alergias e é agravada com o fumo ou o contato com fumantes.

Gripe
É uma infecção causada pelos vírus influenza, que são mutantes. Doença altamente contagiosa, pode causar entupimento das vias aéreas, inflamação na garganta, dor muscular, dor de cabeça, febre alta, calafrios, fraqueza, tosse seca, espirros e coriza. A transmissão ocorre pelo ar, quando pacientes falam, espirram e tossem, e, indiretamente, pelas mãos e por objetos contaminados.

Otite (ou dor de ouvido)
É uma infecção bacteriana do ouvido médio, que fica entre o tímpano e o ouvido interno, muito comum em crianças. Normalmente, vírus e bactérias que infectaram a garganta migram até o ouvido e se multiplicam, graças às secreções da área.

Pneumonia
É uma infecção aguda dos pulmões, causada por bactérias, vírus ou fungos. Os alvéolos pulmonares ficam cheios de pus, além de muco e líquidos, o que impede a respiração correta. Normalmente, ocorre quando há falha nas defesas do organismo e pode surgir após uma gripe ou uma bronquite fortes. Os sintomas são: tosse com catarro, dor no tórax, calafrios, suor, palidez e febre alta.

Resfriado
Muito confundido com a gripe, é uma infecção bem mais leve do nariz e da garganta, causada por outros vírus. Seus sintomas são espirros, tosse, dor de garganta, dor muscular, secreção nasal intensa, dor de cabeça e febre baixa. Não existe tratamento contra o vírus -– os remédios são tomados apenas para aliviar os sintomas até a recuperação natural do organismo.

Rinite
É a mais comum das doenças alérgicas, causada pela inflamação, ou pela simples irritação, da mucosa do nariz. Os principais sintomas são espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz.

Sinusite
É a inflamação da mucosa que reveste os chamados “seios da face”, cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais e bacterianas. Os principais sintomas são dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido e dor nos olhos.

Como se proteger

- Beber bastante líquido (mas evitar bebídas alcóolicas);
- não deixar de fazer exercícios físicos (nadar, correr e caminhar são especialmente importantes porque aumentam a capacidade respiratória);
- comer alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola;
- manter limpas as roupas de cama, especialmente cobertas e edredons;
- evitar lugares fechados e pouco arejados;
- evitar fumar e conviver com fumantes;
- secar roupas no sol;
- lavar as mãos com freqüência;
- a vacinação anual é importante, não causa gripe e evita complicações mais sérias;
- para bebês, a amamentação é indispensável, pois garante a proteção da criança.

terça-feira, 15 de junho de 2010

Videos da turminha da graça



Mariana Valadão com a turminha da graça!














terça-feira, 1 de junho de 2010

Jesus é lindo

Olá, criançada de Jesus tudo bem?Esse mês as postagens do nosso blog está demais galera. Feito especialmente para vocês
mas eu quero lembrar a vocês sobre o nosso lindo Programa na Nossa Rádio
Pessoal o programa da turminha da graça passa todos os domingos na Nossa Rádio Relógio(580 AM)
Galerinha esse mês vamos começar com um texto bíblico
''Poque há esperança para a árvore,que se for cortada,ainda se renovará,e não cessarão os seus renovos.
(Jó 14.07)

Maria Eduarda






A pequena Maria Eduarda de Freitas Mota, de três aninhos ,sabe muito bem o que quer ver quando o relógio marca oito horas da noite. "Ela pede que eu a deixe assistir ao programa da turminha, pois não perde a atração um dia sequer.Caso isso aconteça,o choro é grande dentro de casa", conta a mãe, Fernanda Augusta da Silva de Freitas, 30 anos,que descobriu o programa da turminha enquanto trocava de canal e ouviu o a música da Belinha.
segundo Fernanda, sua filha gosta tanto do grupo que nem pisca os olhinhos quando a galerinha dança. "Ela imita a tia Aline segurando a capa do CD e na outra mão, um
martelinho de brinquedo,como se fosse um microfone", diz a mãe que é católica.

A Maria Eduarda recebeu a turminha da graça em casa
































































































Meu amig
o animal "Urso-Polar"



Nome científico: Ursus maritimus
Reino: Animalia
Filo: Chordat
a
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Género: Ursus
Espécie: U. maritimus


Outros nomes
Urso branco


Distribuição
Os ursos polares habitam as regiões do circulo polar ártico e t
erritórios envolventes, nomeadamente Canadá, Alasca, Sibéria, Gronelândia e ilhas próximas, como Svalbard (Noruega) e Wrangel (Rússia).
Com o degelo das calotes polares, muitos ursos têm sido encontrado afogados longe dos seus territórios naturais, vítimas do deslocamento de imensas massas de gelo que se separam com os animais em cima e que acabam por derreter, deixando os ursos muito longe de algum local firme e levando a que, apesar de serem excelentes nadadores, acabem por morrer.

Alimentação
A base da dieta dos ursos polares são as focas, independentemente da espécie, já que fornecem muito alimento e muita gordura, extremamente necessária para estes animais. No entanto, qualquer outro animal que se cruze com um urso polar pode ser uma refeição, sejam aves ou os seus ovos, mamíferos terrestres locais, peixes ou carcaças de baleia que ocasionalmente encontre enquanto vagueia.

Estado de conservação
Esta espécie está classificada pela IUCN como vulnerável, o que se deve a vários factores: a caça, que devastou grande parte dos animais desta espécie, a baixa taxa de natalidade registada na espécie e, finalmente, o aquecimento global, que pode acabar o serviço que os homens começaram. Estima-se que antes do ano 2100 possa já não haver ursos polares a viver em liberdade.

Tamanho
Os ursos polares são o maior carnívoro terrestre da actualidade. Os machos podem atingir os 2,5 metros e pesar 800 quilos, enquanto que as fêmeas rondam os 1,8 metros e pesam cerca de 500 quilos.

Longevidade
Os ursos polares a viver em liberdade têm uma esperança de vida média de 30 anos, em cativeiro um pouco mais. Há registo de um urso polar que passou os 40 anos em cativeiro, mas é o recorde conhecido.

Agora vamos dançar com a turminha da graça



Falando nisso...

Esportes coletivos ajudam os tímidos

A prática de esportes pode ajudar todo mundo a deixar a timidez de lado. De quebra, os esportes ainda fazem bem à saúde física!
Sabia que a prática de esportes pode ajudar você a deixar a timidez de lado, se soltar e fazer novos amigos? Isso pode ser possível especialmente se a modalidade escolhida for coletiva, como futebol, vôlei, basquete, handebol, entre outras opções.

"No Brasil, os esportes coletivos preferidos são o futebol, o vôlei e o basquete. Porém, no futebol e no basquete, o atleta pode fazer um gol ou uma cesta sozinho, enquanto no vôlei os jogadores dependem um do outro para passar a bola e marcarem pontos", diz o professor de educação física Washington Nunes Silva Júnior*.

Há algumas atividades individuais que também podem ser feitas em equipe. Hoje existem grupos de caminhada e de corrida e pessoas que se reúnem para pedalarem juntas pela cidade ou fazer escaladas. "Esta última, por exemplo, apesar de não ser um esporte coletivo, exige a cooperação do outro o tempo todo para segurar a corda", explica o professor.

Quando as pessoas se engajam em algum esporte, acabam desenvolvendo mecanismos de comunicação, interagindo com os colegas e, ainda que não se tornem craques, podem perfeitamente bater uma bola com os amigos e compartilhar momentos bem agradáveis.

Ensinamentos dentro da quadra

Até mesmo quem acha não tem muita habilidade esportiva pode embarcar nessa onda. Afinal, a prática de esportes não é necessariamente um meio de formar campeões, mas é um jeito de aproveitar o prazer da atividade física.

"Nas aulas de educação física, por exemplo, o aluno se desenvolve aos poucos, brincando e se divertindo. Porém, caso o colégio privilegie a competição, será preciso que ele tenha competência esportiva, pois do contrário será vítima de muita pressão, o que agravará sua timidez", afirma o especialista.

Quando o esporte faz parte da filosofia educacional da escola, ele colabora nos relacionamentos interpessoais. "Na quadra, aprende-se a respeitar o adversário, os colegas melhores e piores naquela modalidade, a ganhar e a perder. O bom e o ruim convivem juntos. Se hoje um aluno chuta a bola a dois metros do gol e daqui a uma semana consegue fazê-la bater na trave, percebe seu progresso e não é cobrado o tempo todo", diz o educador.

Caso a escola preze a competitividade acima de tudo, uma boa dica é partir procurar outras atividades. "Se além de tímido o aluno não tiver habilidade para o esporte, ele deve ir atrás de outra atividade nas aulas de educação física e, se tiver interesse por esporte, pode se matricular em uma escolinha particular, onde todos estão na mesma posição", aconselha Silva Júnior.

Segundo o educador, atualmente, as aulas de educação física precisam contemplar também jogos, brincadeiras, yoga, danças e lutas. "O universo é enorme e o aluno tem a opção de escolher o que lhe dá mais prazer. Se não gosta de esportes coletivos, pode optar por outra atividade física".

O que ele não pode, de maneira nenhuma, é levar uma vida sedentária. Afinal, as atividades físicas regulares são importantíssimas para a conquista de uma vida saudável. Mexa-se já!

* Washington Nunes Silva Júnior é professor de educação física e coordenador do departamento de esportes da Escola da Vila, em São Paulo. Ele é pós-graduado em treinamento esportivo, consultor nacional de handebol e treinador da Seleção Brasileira de Handebol.